Jejum Bíblico, Terapêutico e Intermitente

Afinal, qual o propósito do jejum e quais os cuidados necessários para manter a saúde?

O jejum é um tema que tem estado bastante em alta… nos mais diversos aspectos, seja pela saúde, por questões estéticas e emagrecimento, seja devido aos momentos pandêmicos difíceis que estamos vivendo, ou ainda como uma forma de nos aproximarmos de Deus… o jejum é uma ferramenta mundial e milenarmente utilizada visando alguma resposta e/ou benefício.

Mas afinal, como funcionam esses jejuns?

Como fazer corretamente, sem colocar a saúde em risco?

Quais as patologias e/ou tratamentos que impossibilitam o jejum?

O jejum que visa resultados estéticos, é um pecado?

Bom, antes de responder tais perguntas, um ponto é importante frisar: Jejum se trata de alimento, ou seja, a exclusão de um alimento, uma refeição ou mesmo passar horas sem se alimentar.

Jejuns de ações, hábitos e atitudes, podem até ser encarados como propósitos ou como promessas com objetivos específicos, mas não se tratam de jejum, uma vez que, jejum significa: privação parcial ou total de alimentos, durante um certo tempo.

Um ponto muito importante a ser tratado, jejum não é dieta ou regime, mas uma estratégia da qual se pode lançar mão por determinados motivos.

JEJUM BÍBLICO

Na Bíblia, temos exemplos de jejuns com tempos muito extensos. Inclusive, Jesus ficou 40 dias em jejum no deserto, quando foi tentado por satanás, como lemos em Mateus 4:1-2. “Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: “Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'”.

Mas também temos outros exemplos com outros objetivos no Jejum, veja:

Para ficar mais próximo de Deus

Esta é a razão principal para jejuar, todas as outras são secundárias. Jejuar é uma forma de adorar a Deus e de o escutar melhor.

Para exercer o domínio próprio

Desfrutar da comida é bom mas não devemos ser dominados por ela. Jejuar ajuda a pôr o corpo debaixo da autoridade de Deus.

Para libertação e milagres

Jejuar e orar ajuda a vencer batalhas espirituais, porque estamos mais ligados espiritualmente a Deus nessa altura. Por exemplo, Ester, antes de falar com o rei para resolver um problema que parecia impossível, convocou um jejum de três dias (Ester 4:15-17).

Para obter respostas

Em Atos 13:2-3, Deus falou com as pessoas enquanto jejuavam. Quando jejuamos e oramos Deus pode revelar-nos coisas importantes.

Para mostrar tristeza e arrependimento

Quando o povo de Nínive ouviu o profeta Jonas e se arrependeu, foi proclamado um jejum para pedir perdão a Deus e consertar as coisas (Jonas 3:5-9).

Mas, assim como os objetivos são diversos, as formas de jejum também são, e isso está diretamente ligado com a individualidade de cada pessoa. O jejum não qualifica ou desqualifica ninguém, mas aproxima de Deus conforme o coração de cada um.

A Bíblia dá exemplos de três tipos de jejum:

  • Jejum normal – não comer nada, só beber água. Este é o tipo de jejum mais normal, que Jesus fez no deserto (Mateus 4:1-2 só diz que não comeu e que teve fome, não que teve sede).
  • Jejum total – este é o mais radical, que só aconteceu em situações extremas, como o caso de Ester, e nunca por mais de três dias.
  • Jejum parcial – durante três semanas Daniel não tomou vinho, carne ou outros alimentos servidos nos banquetes do rei (Daniel 10:2-3). É o mais recomendado para pessoas com algum impedimento para fazer um jejum normal, como trabalho muito pesado ou problemas de saúde.

    Para os jejuns bíblicos, algumas recomendações importantes para a preservação da saúde são:

  • Se você não está acostumado a jejuar, comece com um jejum pequeno (meio dia). Vai aumentando o tempo aos poucos e de acordo com o que sentir que é a vontade de Deus.
    Aproveite sempre o tempo da refeição para orar.
  • Para diminuir efeitos negativos, alguns dias antes de jejuar, pare de beber café ou chá.
  • Não coma muito antes de começar o jejum.
  • Beba água com frequência.
  • Se você se sentir um pouco tonto ao fazer movimentos, mexa-se mais devagar.
  • Não quebre o jejum com comida muito pesada ou gordurosa.
  • Se você sentir de Deus que deve parar, então pare.
  • Se você tem problemas de saúde, procure uma opinião médica antes de decidir se vai jejuar.

JEJUM TERAPÊUTICO

Não é um jejum prolongado. Costuma ter duração média entre 12 e 24 horas em dias específicos.

Pode ser específico, de alguns nutrientes, como carboidratos, gorduras ou proteínas, ou ainda total, mantendo somente a hidratação.

Durante o jejum, é fundamental manter o consumo de água e de sais, para não provocar aumento da pressão arterial e/ou desidratação.

O jejum terapêutico visa um tratamento ou mesmo uma terapêutica com determinado objetivo, e deve sempre ser orientado e prescrito por profissional capacitado e acompanhando por nutricionista.

Não se trata de um estilo de vida, por mais que muitas linhas terapêuticas tem trabalhado com exclusões e restrições severas de grupos nutricionais, que podem a médio e longo prazo trazer graves riscos à saúde devido à desnutrição (destes micro e macronutrientes excluídos).

A alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para uma boa saúde. E o jejum terapêutico deve ter seu período e método planejado e programado, pois já é sabido que a privação de alimentos de forma controlada pode ativar mecanismos de autodefesa das células que garantem a elas maior longevidade, mas em excesso e com descuido, pode gerar prejuízos à saúde.

JEJUM INTERMITENTE

Jejum intermitente é um método de emagrecimento usado para intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda.

Apesar de ser bastante utilizado e divulgado, o método por vezes pode ser questionado, pois foca no período do jejum e não na qualidade da alimentação nos períodos ativos do jejum.

Portanto, se o jejum for praticado de forma adequada e bem planejada e os períodos de alimentação forem nutritivos e equilibrados, os resultados podem ser muito favoráveis.

Agora, respondendo as perguntas do início do texto…
Como fazer corretamente, sem colocar a saúde em risco?

Inicialmente, escolher a melhor alternativa de jejum e avaliar sua viabilidade. O jejum nos torna vulneráveis e afeta alguns funcionamentos metabólicos, alguns positiva e outros negativamente.

Por isso, é importante estar atento para sintomas que possam indicar a mudança no formato do jejum ou mesmo o fim dele, mesmo antes do tempo proposto. Me refiro a sintomas como hipoglicemia, tonturas, sensação de desmaios, suor frio e outros sintomas físicos como enxaquecas fortes, etc são riscos em potencial, pois podem causar dano ou aumentar o risco de acidentes.

Quais as patologias e/ou tratamentos que impossibilitam o jejum?

Deve estar claro, que a prática do jejum deve ser responsável, e o ideal, dependendo de qual e o tempo de jejum, um profissional capacitado seja consultado, pois algumas medicações, precisam estar associadas à refeições ou mesmo, podem ter alteração no seu efeito, quando existir restrição nutricional ou alguma mudança neste caso. Isso se dá, principalmente para medicamentos controlados e/ou que visam tratamento de patologias como diabetes, hipertensão, cardiopatias, etc.

O jejum que visa resultados estéticos, é um pecado?

Não vejo se tratar de pecado, até porque o jejum é uma técnica medicinal muito antiga, já praticada por Hipócrates, o pai da medicina.

Mas tenho convicção, que o jejum bíblico não pode visar resultados estéticos, pois busca uma aproximação real com Deus.

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1. Coríntios 10:31.

Autora:

Angela Federau

Nutricionista há mais de 14 anos.

Seja avisado(a) sobre os novos conteúdos!

Curtiu? Comente...

E Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
error: Conteúdo protegido!

AVISO LEGAL

Estes termos de serviço regulam o uso deste site, ao acessá-lo você concorda com estes termos. Por favor, consulte regularmente os nossos termos de serviço.

Acesso ao site

Para acessar o conteúdo deste site poder ser solicitado ao usuário algumas informações pessoais como nome, e-mail entre outros, se considerarmos que as informações não são corretas ou não são verdadeiras, ESSE SITE recusará e/ou cancelará o acesso a qualquer tempo, sem notificação prévia. Por isso, tenha atenção no preenchimento das informações.

Restrições ao uso

Você só poderá usar este site para propósitos permitidos por nós. Você não poderá usá-lo em qualquer outro objetivo, especialmente comercial, sem o nosso consentimento prévio. Não associe nossas marcas a nenhuma outra. Não exponha nosso nome, logotipo, logomarca entre outros, indevidamente e de forma a causar confusão.

Propriedade da informação

O conteúdo do site não pode ser copiado, distribuído, publicado, carregado, postado ou transmitido por qualquer outro meio sem o nosso consentimento prévio, a não ser que a finalidade seja apenas a divulgação.

Hyperlinks

Este site pode conter links para outros websites que não são mantidos ou relacionados à nossa empresa. Não somos responsáveis pelo conteúdo destes links. O usuário assume completamente o risco ao acessar estes hyperlinks.

Comentários

Ao postar algum comentário ou depoimento em nosso site você autoriza sua publicação em quaisquer meios de comunicação que ESSE SITE reputar conveniente ao fim de cooperar com a divulgação de nossos produtos, tudo sempre realizado de forma respeitosa e com zelo pela imagem da pessoa que comentou.

Aviso legal

A informação obtida ao usar este site não é completa e não cobre todas as questões, tópicos ou fatos que possam ser relevantes para seus objetivos. O uso deste site é de sua total responsabilidade. O conteúdo é oferecido como está e sem garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas. O conteúdo deste site não é palavra final sobre qualquer assunto, e podemos fazer melhorias a qualquer momento.

Você, e não a nossa empresa, assume o custo de qualquer serviço, reparo ou correção necessários no caso de qualquer perda ou dano consequente do uso deste site ou seu conteúdo.

Você entende que nossa empresa não pode e não garante que arquivos disponíveis para download da Internet estejam livres de vírus, worms, cavalos de Tróia ou outro código que possa manifestar propriedades contaminadoras ou destrutivas.

Limitação de responsabilidade

A EMPRESA, SUAS FILIAIS, AFILIADOS, LICENCIANTES, PROVEDORES DE SERVIÇO, PROVEDORES DE CONTEÚDO, EMPREGADOS, AGENTES, ADMINISTRADORES E DIRETORES NÃO SERÃO RESPONSÁVEIS POR QUALQUER DANO EVENTUAL, DIRETO, INDIRETO, PUNITIVO, REAL, CONSEQUENTE, ESPECIAL, EXEMPLAR OU DE QUALQUER OUTRO TIPO, INCLUINDO PERDA DE RECEITA OU RENDA, DOR E SOFRIMENTO, ESTRESSE EMOCIONAL OU SIMILARES MESMO QUE A EMPRESA TENHA ACONSELHADO SOBRE A POSSIBILIDADE DE TAIS DANOS. DE NENHUMA FORMA A RESPONSABILDIADE COLETIVA DA EMPRESA E SUAS FILIAIS, AFILIADOS, LICENCIANTES, PROVEDORES DE SERVIÇO, PROVEDORES DE CONTEÚDO, EMPREGADOS, AGENTES, ADMINISTRADORES E DIRETORES EM RELAÇÃO A TERCEIROS (INDEPENDENTE DO TIPO DE AÇÃO, SEJA POR CONTRATO OU QUALQUER OUTRO) EXCEDERÁ A QUANTIA DE R$100 OU O VALOR PAGO À EMPRESA POR TAL CONTEÚDO, PRODUTO OU SERVIÇO DO QUAL A QUESTÃO TENHA SIDO LEVANTADA.

Indenização

Você está ciente que indenizará e isentará a Empresa, suas filiais, afiliados, licenciantes, provedores de serviço, provedores de conteúdo, empregados, agentes, administradores e diretores (referidas agora como Partes Isentas) por qualquer violação desse Termo de Uso realizada por você, incluindo o uso do Conteúdo diferente do aqui expresso. Você concorda que as Partes Isentas não têm responsabilidade ou conexão com qualquer violação ou uso não autorizado e você concorda em remediar toda e qualquer perda, dano, julgamento, prêmios, custo, despesas e honorários advocatícios das Partes Isentas ligadas a violação. Você também indenizará e isentará as Partes Isentas de qualquer reivindicação de terceiros resultantes do uso da informação contida neste site.

Marcas registradas

Marcas e logos presentes neste site são propriedade exclusiva da empresa ou da parte que as disponibilizaram para a empresa. A empresa e as partes que disponibilizaram marca e logo detém todos os direitos a elas relacionadas.

Informação provida pelo usuário

Você não pode publicar enviar, apresentar ou fazer conexão a esse site qualquer material que:

você não tenha o direito de postar, incluindo material de propriedade de terceiros defenda atividade ilegal ou discutir a intenção de fazer algo ilegal; seja vulgar, obsceno, pornográfico ou indecente não diga respeito diretamente a este site; possa ameaçar ou insultar outros, difamar, caluniar, invadir privacidade, perseguir, ser obsceno, pornográfico, racista, assediar ou ofender; busca explorar ou prejudicar crianças expondo-as a conteúdo inapropriado, perguntar sobre informações pessoais ou qualquer outro do tipo; infrinja qualquer propriedade intelectual ou outro direito de pessoa ou entidade, incluindo violações de direitos autorais,marca registrada ou direitos de publicidade; violam qualquer lei ou podem ser considerados para violar a lei; personifique ou deturpar sua conexão com qualquer entidade ou pessoa; ou ainda manipula títulos ou identificadores para encobrir a origem do conteúdo promova qualquer empreendimento comercial (ex: oferecer produtos ou serviços em promoção) ou que engaje de qualquer forma em uma atividade comercial (ex: realizar sorteios ou concursos, expor banners patrocinadores e/ou solicitar bens e serviços) exceto que especificamente autorizado neste site; solicitar fundos, divulgações ou patrocinadores; inclua programas com vírus, worms e/ou Cavalos de Tróia ou qualquer outro código, arquivo ou programa de computador destinado a interromper, destruir ou limitar a funcionalidade de qualquer software ou hardware de computador ou telecomunicações; interrompa o fluxo normal da conversa, faça com que a tela “role” mais rápido que os os outros usuários conseguem acompanhar ou mesmo agir de modo a afetar a habilidade de outras pessoas de se engajar em atividades em tempo real neste site; inclua arquivos em formato MP3 desobedeça qualquer política ou regra estabelecida de tempos em tempos para o uso desse site ou qualquer rede conectada a ele; ou contenha hiperlinks para sites que contenham conteúdo que se enquadrem nas descrições acima.

Mesmo sem a obrigação de faze-lo, nossa Empresa reserva o direito de monitorar o uso deste site para determinar o cumprimento desse Termo de Uso assim como o de remover ou vetar qualquer informação por qualquer razão. De qualquer forma você é completamente responsável pelo conteúdo de seus envios. Você sabe e concorda que nem a Empresa ou qualquer terceiro provendo conteúdo para a Empresa assumirá qualquer responsabilidade por nenhuma ação ou inação da Empresa ou referido terceiro a respeito de qualquer envio.

Segurança

Toda senha usada para este site é somente para uso individual. Você é responsável pela segurança de sua senha (se for o caso). A Empresa tem o direito de monitorar a segurança de sua senha e ao seu critério pode pedir que você a mude. Se você usar qualquer senha que a Empresa considere insegura, a Empresa tem o direito de requisitar que a senha seja modificada e/ou cancelar a sua conta.

É proibido usar qualquer serviço ou ferramenta conectada a este site para comprometer a segurança ou mexer com os recursos do sistema e/ou contas. O uso ou distribuição de ferramentas destinadas para comprometer a segurança (ex: programas para descobrir senha, ferramentas de crack ou de sondagem da rede) são estritamente proibidos. Se você estiver envolvido em qualquer violação da segurança do sistema, a Empresa se reserva o direito de fornecer suas informações para os administradores de sistema de outros sites para ajudá-los a resolver incidentes de segurança. A Empresa se reserva o direito de investigar potenciais violações a esse Termo de Uso.

A Empresa se reserva o direito de cooperar totalmente com as autoridades competentes ou pedidos da justiça para que a Empresa revele a identidade de qualquer pessoa que publique e-mail, mensagem ou disponibilize qualquer material que possa violar esse Termo de Uso.

AO ACEITAR ESSE ACORDO VOCÊ ISENTA A EMPRESA DE QUALQUER CONSEQUÊNCIA RESULTANTE DE QUALQUER AÇAO DA EMPRESA DURANTE OU COMO RESULTADO DE SUAS INVESTIGAÇÕES E/OU DE AÇÕES TOMADAS RESULTANTES DE INVESTIGAÇÕES TANTO DA EMPRESA QUANTO DAS AUTORIDADES DE JUSTIÇA COMPETENTES

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Política de Privacidade desse SITE foi formulada com o intuito de manter a privacidade e a segurança das informações coletadas de nossos clientes e usuários.

A política de privacidade estabelecida por esse site compreende a forma como as informações capazes de identificar nossos clientes e usuários são armazenadas e utilizadas, sejam as coletadas diretamente em nosso site, consultas ao serviço de atendimento ao cliente ou cadastro para recebimento de promoções ou newsletter.

As informações de contato dos clientes e usuários poderão ser utilizados para campanhas publicitárias desse site que enviará informações sobre os serviços, através de mensagens publicitárias como promoções, dicas, divulgação de parceiros e clientes que possam agregar algum valor ou interesse aos nossos assinantes.

Esse site trará, em seus comunicados, newsletters, ofertas e mensagens publicitárias enviadas por e-mail a opção de cancelamento do envio deste tipo de mensagem. A solicitação será atendida no tempo mínimo necessário para sua execução.

Sob nenhuma circunstância esse site divulga ou comercializa informações pessoais ou dados cadastrais de seus clientes e usuários a terceiros.

Para maiores informações sobre nossas políticas de privacidade, contate-nos através do formulário.