Comendo a Culpa

” Comendo a Culpa “

Na série desta semana, falaremos sobre um assunto que algumas de vocês já tiveram contato, outras começaram a conhecer um pouco mais… mas meu objetivo, é levar esta mensagem para o máximo de mulheres possível, para que elas, alcancem a liberdade, através da autoridade que tem sobre a alimentação.

Já falei aqui, em posts anteriores, que o pecado entrou no mundo com a escolha de Eva, certo?

Você já se deu conta que o primeiro pecado foi alimentar?

Quando Deus criou Adão e Eva, ele disponibilizou um jardim maravilhoso, de onde eles poderiam tirar todo o seu sustento e que eles deveriam administrar, como escrito em Gênesis 1:26.

A criação do ser humano foi à imagem e semelhança de Deus!

Na criação de tudo, Deus fez uma única proibição, escrita em Gênesis 2:16,17, que era de não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal que estava no centro do jardim.

Veja, desde a criação, já foi disponibilizado o livre-arbítrio, o poder de escolha, a “autoridade” sobre as próprias ações.

Eu imagino, que a serpente não tenha tentado a Eva uma única vez.
Com seu poder de persuasão, e colocando em dúvida a ordem expressa de Deus, a serpente plantou seus ovos no cérebro de Eva, e começou a argumentar:

“É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Assim que Eva comeu, foi oferecer a Adão… que também comeu!

Veja os pontos chaves aqui… ela foi convencida pela serpente com a promessa e a vantagem, e assim que fez, foi oferecer ao esposo.

O fruto também foi agradável aos olhos de Eva, ela viu e ficou com vontade…
Até aqui, vemos como Adão e Eva, fizeram suas escolhas, baseados no livre-arbítrio, e foram contra as instruções de Deus!

Mas até então, eles estavam bem! Até que, na viração do dia, como em todas as tardes, Deus veio visitar o casal e neste momento, se perceberam NUS!

Mas eles já estavam nus antes, e isso não tinha sido motivo de vergonha.
Observe: primeiro veio a vergonha de estarem nus, e não o arrependimento de terem comido o fruto proibido.

Quando Deus os chamou, e eles disseram que estavam escondidos por estarem nus, vemos o rompimento do laço perfeito que os unia, eles estavam escondidos de Deus por vergonha!

O fruto proibido, lhes trouxe o conhecimento do bem e do mal, e limitou seus dias.

Mas a culpa, entrou quando Deus perguntou a Adão onde estavam, e ele disse que ouviu a voz de Deus, temeu porque estava nu, e se escondeu.

Deus perguntou: Quem te mostrou que estava nu? Você comeu do fruto da árvore que ordenei que não comesse? E disse Adão: A mulher o Senhor meu deu trouxe o fruto e eu comi. Deus disse à mulher: Por que fez isso? E Eva disse: A serpente me enganou, e eu comi.

Assim a culpa entrou! Nenhum assumiu sua ação, ambos culparam alguém.
O comer foi resultado de uma escolha feita no livre-arbítrio!
Destaco: Eu não me torno inocente ao culpar outra pessoa pela minha escolha!

Somos os resultados das nossas próximas escolhas, devemos assumir as rédeas e nos responsabilizar por elas.

A culpa é um potente fator destrutivo, e é através deste sentimento invasor, que nos vemos o tempo todo insuficientes, incapazes, indesejáveis, incompletas, etc.

Você consegue perceber que a culpa, por mais que seja um sentimento próprio, sempre está vinculado à outra pessoa ou situação?

Somos vítimas das circunstâncias, das situações, das pessoas, dos nossos familiares, dos nossos casamentos, das nossas condições, etc.

Mas o vitimismo nos coloca no banco dos réus, à espera de quem alguém chegue e dite o veredito – CULPADA, e a sentença: procrastinação, ansiedade, depressão, compulsão, vícios… nos aprisiona!

Se cremos que alguma área de nossas vidas é grande demais para vencer, que não somos capaz de virar a chave e encontrar a liberdade, minimizamos a morte de Jesus na Cruz, pois ele morreu para que você viva!

Ele morreu para que você fosse livre!

Assim como a serpente plantou ovos no cérebro de Eva, que germinaram e levaram ela a tomar a decisão que tomou, quais as serpentes que você tem enfrentado no dia a dia?

E quais as mentiras que você tem acreditado?

Lembre-se, você é única, a tua imagem e semelhança com Deus é única!
Você sabia que com os teus dons e talentos (presentes dados por Deus), você reflete uma face única de Deus?

A morte de Jesus na cruz nos trouxe liberdade e, muito mais que isso.. nos tornou como Eva antes da queda!

Antes de Adão e Eva pecarem, Deus os visitava diariamente e tinha comunhão com eles, hoje, você pode ter o Espírito Santo morando dentro de você, e viver a mais profunda intimidade com Ele.

A morte de Jesus na cruz foi completa, ele morreu por todos os pecados, não há divisão entre modalidades de pecados (pecadinho ou pecadão).

Permissividade, preguiça, ociosidade, ansiedade, libertinagem, glutonaria, são pecados mencionados na bíblia, e por estes, Jesus também morreu!

Mas não basta identificar o problema, se arrepender e não mudar, pois senão o ciclo se fecha: culpa e arrependimento! Precisa haver uma mudança, uma renovação do pensamento – Metanoia.

E isso acontece na intencionalidade… onde eu busco fazer uma mudança radical. Mudar o pensamento requer esforço para abrir novas vias neurais, o corpo reage muitas vezes contra isso, pois da trabalho. Mas quando isso é feito com persistência e disciplina, logo se torna um novo padrão e aconteceu a metanoia!

Trazendo isso tudo para os dias atuais e para a Alimentação propriamente dita, quero te trazer algumas informações importantes:

1) A nutrição é a única função vital na qual exercemos nossas escolhas!

2) Temos 216 diferentes tipos de tecidos em nosso organismo que necessitam ser nutridos!

3) Alimentação é diferente de nutrição!

Você nota como a nutrição é uma função real (aqui falo de realeza) da mulher? Nutrir, gestar, amamentar, alimentar…

Creio que não foi a toa que a serpente tentou Eva e não Adão, homens são mais racionais. É proibido e ponto! Mas Eva, além de pecar, levou ao seu marido e o convenceu.

Nosso papel é de filhas de Deus (herdeiras, princesas), essa é a nossa identidade. Quando entendemos que em nós habita o Espírito Santo, e por isso somos templo, nosso auto cuidado muda, pois passamos a honrar nossa imagem e semelhança com o criador.

Somos os resultados nas nossas próprias escolhas, e se não gostamos do que vemos no espelho, é hora de mudar!

Nosso corpo é importante para Deus, pois senão não precisava tê-lo feito! Só conseguimos viver nosso chamado, com o corpo e por isso, o exterior importa sim, e muito!

A beleza interior não existe sem o corpo exterior! Então busque a sua melhor versão! Aqui repito, a tua melhor versão, não de acordo com padrões de beleza impostos pela sociedade.

Devemos cuidar do nosso corpo para honrar o chamado e viver o propósito de Deus em liberdade, sem amarras e travas!

E, a medida que você evolui nisso, um dia de cada vez, passo a passo, você vai se redescobrindo e se ouvindo.

E, neste processo de reencontro consigo mesma, na busca pela tua melhor versão, permita-se viver e curtir o processo: comemorando as conquistas, corrigindo as falhas e evoluindo sempre!

Autora:

Angela Federau

Nutricionista há mais de 14 anos.

Seja avisado(a) sobre os novos conteúdos!

Curtiu? Comente...

E Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
error: Conteúdo protegido!

AVISO LEGAL

Estes termos de serviço regulam o uso deste site, ao acessá-lo você concorda com estes termos. Por favor, consulte regularmente os nossos termos de serviço.

Acesso ao site

Para acessar o conteúdo deste site poder ser solicitado ao usuário algumas informações pessoais como nome, e-mail entre outros, se considerarmos que as informações não são corretas ou não são verdadeiras, ESSE SITE recusará e/ou cancelará o acesso a qualquer tempo, sem notificação prévia. Por isso, tenha atenção no preenchimento das informações.

Restrições ao uso

Você só poderá usar este site para propósitos permitidos por nós. Você não poderá usá-lo em qualquer outro objetivo, especialmente comercial, sem o nosso consentimento prévio. Não associe nossas marcas a nenhuma outra. Não exponha nosso nome, logotipo, logomarca entre outros, indevidamente e de forma a causar confusão.

Propriedade da informação

O conteúdo do site não pode ser copiado, distribuído, publicado, carregado, postado ou transmitido por qualquer outro meio sem o nosso consentimento prévio, a não ser que a finalidade seja apenas a divulgação.

Hyperlinks

Este site pode conter links para outros websites que não são mantidos ou relacionados à nossa empresa. Não somos responsáveis pelo conteúdo destes links. O usuário assume completamente o risco ao acessar estes hyperlinks.

Comentários

Ao postar algum comentário ou depoimento em nosso site você autoriza sua publicação em quaisquer meios de comunicação que ESSE SITE reputar conveniente ao fim de cooperar com a divulgação de nossos produtos, tudo sempre realizado de forma respeitosa e com zelo pela imagem da pessoa que comentou.

Aviso legal

A informação obtida ao usar este site não é completa e não cobre todas as questões, tópicos ou fatos que possam ser relevantes para seus objetivos. O uso deste site é de sua total responsabilidade. O conteúdo é oferecido como está e sem garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas. O conteúdo deste site não é palavra final sobre qualquer assunto, e podemos fazer melhorias a qualquer momento.

Você, e não a nossa empresa, assume o custo de qualquer serviço, reparo ou correção necessários no caso de qualquer perda ou dano consequente do uso deste site ou seu conteúdo.

Você entende que nossa empresa não pode e não garante que arquivos disponíveis para download da Internet estejam livres de vírus, worms, cavalos de Tróia ou outro código que possa manifestar propriedades contaminadoras ou destrutivas.

Limitação de responsabilidade

A EMPRESA, SUAS FILIAIS, AFILIADOS, LICENCIANTES, PROVEDORES DE SERVIÇO, PROVEDORES DE CONTEÚDO, EMPREGADOS, AGENTES, ADMINISTRADORES E DIRETORES NÃO SERÃO RESPONSÁVEIS POR QUALQUER DANO EVENTUAL, DIRETO, INDIRETO, PUNITIVO, REAL, CONSEQUENTE, ESPECIAL, EXEMPLAR OU DE QUALQUER OUTRO TIPO, INCLUINDO PERDA DE RECEITA OU RENDA, DOR E SOFRIMENTO, ESTRESSE EMOCIONAL OU SIMILARES MESMO QUE A EMPRESA TENHA ACONSELHADO SOBRE A POSSIBILIDADE DE TAIS DANOS. DE NENHUMA FORMA A RESPONSABILDIADE COLETIVA DA EMPRESA E SUAS FILIAIS, AFILIADOS, LICENCIANTES, PROVEDORES DE SERVIÇO, PROVEDORES DE CONTEÚDO, EMPREGADOS, AGENTES, ADMINISTRADORES E DIRETORES EM RELAÇÃO A TERCEIROS (INDEPENDENTE DO TIPO DE AÇÃO, SEJA POR CONTRATO OU QUALQUER OUTRO) EXCEDERÁ A QUANTIA DE R$100 OU O VALOR PAGO À EMPRESA POR TAL CONTEÚDO, PRODUTO OU SERVIÇO DO QUAL A QUESTÃO TENHA SIDO LEVANTADA.

Indenização

Você está ciente que indenizará e isentará a Empresa, suas filiais, afiliados, licenciantes, provedores de serviço, provedores de conteúdo, empregados, agentes, administradores e diretores (referidas agora como Partes Isentas) por qualquer violação desse Termo de Uso realizada por você, incluindo o uso do Conteúdo diferente do aqui expresso. Você concorda que as Partes Isentas não têm responsabilidade ou conexão com qualquer violação ou uso não autorizado e você concorda em remediar toda e qualquer perda, dano, julgamento, prêmios, custo, despesas e honorários advocatícios das Partes Isentas ligadas a violação. Você também indenizará e isentará as Partes Isentas de qualquer reivindicação de terceiros resultantes do uso da informação contida neste site.

Marcas registradas

Marcas e logos presentes neste site são propriedade exclusiva da empresa ou da parte que as disponibilizaram para a empresa. A empresa e as partes que disponibilizaram marca e logo detém todos os direitos a elas relacionadas.

Informação provida pelo usuário

Você não pode publicar enviar, apresentar ou fazer conexão a esse site qualquer material que:

você não tenha o direito de postar, incluindo material de propriedade de terceiros defenda atividade ilegal ou discutir a intenção de fazer algo ilegal; seja vulgar, obsceno, pornográfico ou indecente não diga respeito diretamente a este site; possa ameaçar ou insultar outros, difamar, caluniar, invadir privacidade, perseguir, ser obsceno, pornográfico, racista, assediar ou ofender; busca explorar ou prejudicar crianças expondo-as a conteúdo inapropriado, perguntar sobre informações pessoais ou qualquer outro do tipo; infrinja qualquer propriedade intelectual ou outro direito de pessoa ou entidade, incluindo violações de direitos autorais,marca registrada ou direitos de publicidade; violam qualquer lei ou podem ser considerados para violar a lei; personifique ou deturpar sua conexão com qualquer entidade ou pessoa; ou ainda manipula títulos ou identificadores para encobrir a origem do conteúdo promova qualquer empreendimento comercial (ex: oferecer produtos ou serviços em promoção) ou que engaje de qualquer forma em uma atividade comercial (ex: realizar sorteios ou concursos, expor banners patrocinadores e/ou solicitar bens e serviços) exceto que especificamente autorizado neste site; solicitar fundos, divulgações ou patrocinadores; inclua programas com vírus, worms e/ou Cavalos de Tróia ou qualquer outro código, arquivo ou programa de computador destinado a interromper, destruir ou limitar a funcionalidade de qualquer software ou hardware de computador ou telecomunicações; interrompa o fluxo normal da conversa, faça com que a tela “role” mais rápido que os os outros usuários conseguem acompanhar ou mesmo agir de modo a afetar a habilidade de outras pessoas de se engajar em atividades em tempo real neste site; inclua arquivos em formato MP3 desobedeça qualquer política ou regra estabelecida de tempos em tempos para o uso desse site ou qualquer rede conectada a ele; ou contenha hiperlinks para sites que contenham conteúdo que se enquadrem nas descrições acima.

Mesmo sem a obrigação de faze-lo, nossa Empresa reserva o direito de monitorar o uso deste site para determinar o cumprimento desse Termo de Uso assim como o de remover ou vetar qualquer informação por qualquer razão. De qualquer forma você é completamente responsável pelo conteúdo de seus envios. Você sabe e concorda que nem a Empresa ou qualquer terceiro provendo conteúdo para a Empresa assumirá qualquer responsabilidade por nenhuma ação ou inação da Empresa ou referido terceiro a respeito de qualquer envio.

Segurança

Toda senha usada para este site é somente para uso individual. Você é responsável pela segurança de sua senha (se for o caso). A Empresa tem o direito de monitorar a segurança de sua senha e ao seu critério pode pedir que você a mude. Se você usar qualquer senha que a Empresa considere insegura, a Empresa tem o direito de requisitar que a senha seja modificada e/ou cancelar a sua conta.

É proibido usar qualquer serviço ou ferramenta conectada a este site para comprometer a segurança ou mexer com os recursos do sistema e/ou contas. O uso ou distribuição de ferramentas destinadas para comprometer a segurança (ex: programas para descobrir senha, ferramentas de crack ou de sondagem da rede) são estritamente proibidos. Se você estiver envolvido em qualquer violação da segurança do sistema, a Empresa se reserva o direito de fornecer suas informações para os administradores de sistema de outros sites para ajudá-los a resolver incidentes de segurança. A Empresa se reserva o direito de investigar potenciais violações a esse Termo de Uso.

A Empresa se reserva o direito de cooperar totalmente com as autoridades competentes ou pedidos da justiça para que a Empresa revele a identidade de qualquer pessoa que publique e-mail, mensagem ou disponibilize qualquer material que possa violar esse Termo de Uso.

AO ACEITAR ESSE ACORDO VOCÊ ISENTA A EMPRESA DE QUALQUER CONSEQUÊNCIA RESULTANTE DE QUALQUER AÇAO DA EMPRESA DURANTE OU COMO RESULTADO DE SUAS INVESTIGAÇÕES E/OU DE AÇÕES TOMADAS RESULTANTES DE INVESTIGAÇÕES TANTO DA EMPRESA QUANTO DAS AUTORIDADES DE JUSTIÇA COMPETENTES

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Política de Privacidade desse SITE foi formulada com o intuito de manter a privacidade e a segurança das informações coletadas de nossos clientes e usuários.

A política de privacidade estabelecida por esse site compreende a forma como as informações capazes de identificar nossos clientes e usuários são armazenadas e utilizadas, sejam as coletadas diretamente em nosso site, consultas ao serviço de atendimento ao cliente ou cadastro para recebimento de promoções ou newsletter.

As informações de contato dos clientes e usuários poderão ser utilizados para campanhas publicitárias desse site que enviará informações sobre os serviços, através de mensagens publicitárias como promoções, dicas, divulgação de parceiros e clientes que possam agregar algum valor ou interesse aos nossos assinantes.

Esse site trará, em seus comunicados, newsletters, ofertas e mensagens publicitárias enviadas por e-mail a opção de cancelamento do envio deste tipo de mensagem. A solicitação será atendida no tempo mínimo necessário para sua execução.

Sob nenhuma circunstância esse site divulga ou comercializa informações pessoais ou dados cadastrais de seus clientes e usuários a terceiros.

Para maiores informações sobre nossas políticas de privacidade, contate-nos através do formulário.